Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa

O escritório holandês de arquitetura, KAAN Architecten, tem se firmado ao longo dos últimos anos como um estúdio comprometido em investigar e desenvolver projetos capazes de proporcionar um melhor futuro para as nossas cidades. Trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais de Amsterdã, a maioria dos projetos desenvolvidos pelo escritório na capital holandesa têm abordado questões relacionados à sustentabilidade urbana e ambiental em busca de novas soluções para a arquitetura de alta densidade.

Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 2 de 21Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 3 de 21Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 4 de 21Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 5 de 21Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Mais Imagens+ 16

Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 6 de 21
Cortesia de KAAN Architecten

Em Amsterdã, um laboratório de experimentação em grande escala, onde desenvolvimento urbano significa acima de tudo, intensificar e diversificar, o desafio é encontrar espaços disponíveis para encaixar novos programas e funções em um centro urbano cada vez mais denso. Focando principalmente no anel de circunvalação perimetral da cidade, novos empreendimentos estão introduzindo formas alternativas de se ocupar e ativar o ambiente construído. Neste contexto, a equipe do KAAN Architecten tem desempenhado um papel fundamental na definição e construção de uma nova identidade para a cidade de Amsterdã. Através de uma série de recentes projetos que variam em escala e função, localizados em diversas frentes de expansão urbana da capital, o escritório holandês é um dos principais responsáveis pela transformação urbana pela qual Amsterdã está passando. Com isso em mente, selecionamos quatro projetos de grande escala desenvolvidos pelo KAAN Architecten que se lançam à tarefa de reconfigurar a cidade.

The STACK

Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 17 de 21
The Stack . Image Cortesia de KAAN Architecten

O The STACK é um condomínio residencial composto por dois edifícios conectados por um estacionamento subterrâneo, um projeto que assumiu o desafio de “traduzir e expressar a individualidade e a colectividade como duas qualidades específicas deste tipo de vivência urbana”. De fato, os arquitetos fizeram uso de elementos formais de projeto para refinar as relações entre o âmbito público e privado. Através de seus diferentes recuos, aberturas e balanços em fachada, o projeto promove uma relação direta e saudável entre as áreas íntimas das unidades e os espaços coletivos no nível da rua, permitindo “que os moradores identifiquem suas unidades com mais facilidade, potencializando assim a sensação de lugar e pertencimento”. De acordo com os arquitetos, o projeto é “a antítese da cidade formal—com seus edifícios imponentes e impessoais—, configurando um bairro informal com edifícios acessíveis e elementos singulares”.

DE WALVIS (‘A Baleira’ em holandês)

Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 20 de 21
De Walvis. Image Cortesia de KAAN Architecten

De Walvis, é o único edifício de escritórios remanescente em Bickerseiland. Construído no início dos anos 60, esta estrutura havia se tornado obsoleta não mais atendendo as atuais necessidades do mercado de trabalho. Pensando nisso, o KAAN Architecten foi contratado pela Maarsen Groep para reformar a estrutura e trazê-la de volta à vida. “Dentro das atuais exigências por uma maior funcionalidade e flexibilidade dos espaços de trabalho  elementos aparentemente contraditórios podem se transformar em ingredientes para a diversidade”. Neste contexto, a ênfase do projeto foi promover a qualidade do espaço e as condições de conforto no interior do edifício, promovendo iluminação e ventilação natural, liberando o pé direito e renovando as antigas instalações — estratégias que levaram o edifício receber a certificação BREEAM Excellent. Após mais de ano de obra, o De Walvis foi finalmente inaugurado no início da primavera de 2020.

The SPOT

Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 13 de 21
SPOT. Image Cortesia de KAAN Architecten

Atualmente em construção, o The SPOT é um dos maiores projetos urbanos em desenvolvimento na cidade de Amsterdã. Convidados à reconstruir toda a antiga área de Hogehilweg, na região sudeste da capital holandesa, o KAAN Architecten propôs transformar este velho bairro suburbano em uma nova área cosmopolita de uso misto. Contando com aproximadamente 1.090 novas unidades e 15.000 m² em novas instalações e serviços públicos, The SPOT deverá receber cerca de 2.200 novos moradores ao longo dos próximos anos. O plano diretor para a área estabelece “a criação de espaços de diferentes escalas e zonas de vizinhança, inserindo uma nova centralidade em uma metrópole em constante expansão”. Visando estabelecer um bairro com uma dinâmica urbana própria, com ênfase na escala humana, o plano diretor introduz uma ocupação densa porém permeada por áreas verdes e espaços públicos. Além disso, o KAAN foi responsável pelo projeto de três edifícios: espaços comerciais nos primeiros pavimentos, torres residenciais e muitos espaços cobertos abertos no nível da rua.

Novo Tribunal de Amsterdã

Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 14 de 21
Amsterdam Courthouse. Image Cortesia de KAAN Architecten

O novo edifício do Tribunal de Amsterdã irá tomar o lugar do atual complexo judicial na intersecção entre Zuidas e Parnassusweg, transformando-se no maior tribunal do país. Com o intuito de promover o sentido de abertura, o pavimento térreo será visível através de grandes janelas e permitirá o acesso público a diversos espaços, inclusive a um pátio. Contratados pelo Tribunal Federal em 2016, o KAAN Architecten espera concluir a obra até o final deste ano.

Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 12 de 21
Complex Project. Image Cortesia de KAAN Architecten
Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa  - Imagem 9 de 21
Complex Project. Image Cortesia de KAAN Architecten

Finalmente, o KAAN Architecten passou os últimos dois anos trabalhando intensamente no projeto AMDSTERDAM 2050 em colaboração com a Complex Projects, o AMS Institute e a prefeitura de Amsterdã. Nesta força tarefa, a equipe do KAAN foi responsável por “gerir um processo de pesquisa, projeto, documentação e análise das atuais condições urbanas da cidade de Amsterdã, identificando tendências para direcionar o desenvolvimento urbano futuro e definir novas abordagens de projeto em escala urbana”. Utilizando Amsterdã como um laboratório de experimentação, estudantes de arquitetura, alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais têm explorado como essas propostas poderiam afetar a cidade no futuro, fornecendo subsídios para a redação do plano de re-desenvolvimento urbano de Amsterdã para 2025-2050.

Traduzido por Vinicius Libardoni. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Amsterdã em transformação: quatro projetos do KAAN Architecten que reconfiguram a capital holandesa " 21 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947818/amsterda-em-transformacao-quatro-projetos-do-kaan-architecten-que-reconfiguram-a-capital-holandesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.